Publicações


Imposto de Renda

Principais gastos que podem ser abatidos do seu imposto de renda

Caso você seja obrigado a realizar a declaração do imposto de renda 2020, por se enquadrar em determinadas condições, conforme explicamos neste artigo.

Saiba que é permitido o abatimento de determinados gastos, como de saúde e educação, o qual permite diminuir o valor do imposto a ser pago.

Porém, é preciso ir com calma, já que existem regras específicas para cada tipo de despesa. Qualquer erro pode fazer o contribuinte cair na tão temida malha fina.

GASTOS COM SAÚDE

 As despesas com saúde do contribuinte e de seus dependentes não têm limite, ou seja, elas podem ser deduzidas de forma integral no cálculo do imposto de renda.

Consideram-se despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Ressalta-se que As despesas médicas devem ser especificadas e comprovadas mediante documentação hábil e idônea.

GASTOS COM EDUCAÇÃO

São dedutíveis os pagamentos de despesas com a educação do contribuinte e de seus dependentes efetuados a estabelecimentos de ensino, relativamente:

  • à educação infantil, compreendendo as creches e as pré-escolas;
  • ao ensino fundamental;
  • ao ensino médio;
  • à educação superior, compreendendo os cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e especialização);
  • à educação profissional, compreendendo o ensino técnico e o tecnológico.

Destaca-se que não se enquadram no conceito de despesas com instrução, por exemplo, as efetuadas com uniforme, transporte, material escolar e didático, com a aquisição de máquina de calcular e microcomputador.

Além do mais, o abatimento de despesas com a educação está sujeito ao limite anual individual de R$ 3.561,50. Esse limite engloba os valores gastos com o próprio contribuinte ou com seu dependente.

DEDUÇÕES DE RENDIMENTOS DE ALUGUEIS

 Podem ser excluídos do valor do aluguel recebido, quando o encargo tenha sido exclusivamente do locador, as quantias relativas a:

  • impostos, taxas e emolumentos incidentes sobre o bem que produzir o rendimento;
  • despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento;
  • despesas de condomínio.

A Receita Federal compilou perguntas e respostas sobre as principais dúvidas referentes ao Imposto de Renda 2020, caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui para acessar o link http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/perguntao/p-r-irpf-2020-v-1-0-2020-02-19.pdf.

Se preferir, entre em contato com a gente, pode ser pelo Whats App, via ligação no (48) 3413-7824, e-mail ou formulário no site.

 

 

Voltar

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novas publicações em primeira mão