Como conversamos há algumas semanas, traremos uma série de conteúdos voltados ao mercado digital, em especial o mercado de infoprodutos (cursos e mentorias online, e-books etc.).
O ponto de partida hoje é: o seu produto digital (infoproduto) é registrado?
Se a sua resposta para essa pergunta é NÃO, sugiro que continue a leitura desse artigo, porque você está correndo sérios perigos.
Mas afinal, para que serve o registro de um infoproduto?
A Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) dispõe que a proteção dos direitos do autor independe de registro, mas faculta tal providência para aqueles produtores que assim desejarem. Entretanto, se não é obrigatório, por que eu faria o registro?
O registro de um produto digital (infoproduto), seja ele um e-book, curso, mentoria etc., tem como objetivo dar segurança jurídica ao produtor, evitando plágio, divulgação não autorizada e conflitos judiciais futuros acerca da titularidade.
Aposto que você não gostaria de receber a publicidade de seu curso livre ou e-book sendo veiculada em uma lista de e-mail hospedada em um servidor estrangeiro ou mesmo no Mercado Livre, não é mesmo?
Ok, ficou claro que o registro é importante para garantir a segurança jurídica e os direitos do produtor digital, porém como funciona esse registro?
O registro pode ser realizado em diversos órgãos, públicos ou privados, a depender da natureza do produto digital e dos objetivos que o produtor tem como aquele infoproduto. Escolher a plataforma correta para o registro é o primeiro passo.
Hoje em dia é possível, inclusive, realizar o registro de obras digitais por meio da tecnologia blockchain, de forma prática, moderna, segura e 100% online.
Ficou com dúvidas? Nos chame no WhatsApp ou agende uma reunião com a nossa equipe de especialistas.
Voltar