Publicações


Tributação

A Importância do Planejamento Tributário Para a Sua Empresa

O primeiro passo para estruturar um bom planejamento tributário é compreender que este consiste apenas em uma das etapas do planejamento estratégico da empresa. Portanto, é necessário entender previamente quais são os objetivos estratégicos da sua empresa.

O segundo passo é compreender que os setores jurídico, contábil e financeiro da empresa deverão atuar de forma coesa e multidisciplinar.

O terceiro passo é compreender que não há uma fórmula padrão de planejamento tributário que se serve para todas as empresas. Pois, cada empresa tem as suas peculiaridades e objetivos distintos.

1. Entender a Tributação da Sua Operação

Diante da complexidade do sistema tributário brasileiro e dependendo do segmento de operação da sua empresa, é normal a existência de dúvidas sobre a correta incidência dos tributos.

E o planejamento tributário visa exaurir qualquer dúvida sobre quais tributos incidem na sua operação, acarretando em uma maior segurança jurídica nas tomadas de decisões da sua empresa.

2. Precificação de Seu Produto ou Serviço

A incidência dos tributos na sua operação representa uma fração significativa do seu custo, desse modo a correta avaliação da carga tributária incidente é de extrema relevância para precificar o seu produto ou serviço.

Com a competividade empresarial cada vez mais acirrada, reduções de custos, como da carga tributária, podem significar o sucesso de sua empresa.

3. Escolha do Regime Tributário

A escolha do regime tributário é algo muito peculiar de cada empresa. É imprescindível que para a escolha mais adequada possa ocorrer, os objetivos estratégicos da empresa estejam claros.

O regime tributário não é estático, pois poderá ser reavaliado, principalmente, todo início de ano, dependendo do novo cenário financeiro da empresa.

Para isso, de forma multidisciplinar os setores jurídico, contábil e financeiro da empresa precisam conversar para escolher entre o lucro real, lucro presumido ou simples nacional.

4. Redução da Carga Tributária

Após a análise da correta carga tributária sobre a operação do seu serviço e da escolha do regime tributário adequado, surge a possibilidade das empresas iniciarem a implementação de teses jurídicas consolidadas para que ocorra a redução da carga tributária incidente.

Para maior segurança ao empresário, na maioria das vezes é solicitado ao Poder Judiciário a concessão para recolher os tributos de forma diversa, isto é, menos onerosa.

Essas teses tributárias além de acarretarem em uma redução significativa na carga tributária incidente, também possibilita a recuperação de valores pagos de forma equivocada nos últimos 05 anos.

Caso tenha surgido alguma dúvida, entre em contato com a gente, pode ser pelo Whats App (48) 99118-7824, via ligação no (48) 3413-7824, e-mail contato@bdmadvogados.com.br ou formulário no site.

 

Voltar

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novas publicações em primeira mão