Publicações


A IMPLEMENTAÇÃO DA JORNADA FLEXÍVEL NO SEU NEGÓCIO

02/09/2021

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que para manter a produtividade dos funcionários estes deveriam estar nas dependências da empresa, tendo a jornada de trabalho sob supervisão constante.

Porém, estudos comprovam que a jornada flexível vem se tornando uma grande aliada das empresas em crescimento, tanto no que tange à redução de custos, quanto pela promoção da qualidade de vida, retenção de talentos, e maior capacidade de expansão dos negócios.

Ainda que a legislação trabalhista (CLT) não tenha uma regulamentação precisa para a jornada flexível, ela abre a possibilidade da jornada de 44 (quarenta e quatro horas) semanais ser cumprida sem que haja um horário definido de entrada e saída do empregado (desde que haja prévio acordo entre a empresa e seus colaboradores).

Além da flexibilização dos horários para a prestação de serviços, a jornada de trabalho flexível possibilita a alternância dos locais da prestação do serviço de acordo com as necessidades do empregado. Ficando facultado a prática das atividades nas dependências da empresa ou em caráter remoto (home office).

Contudo, não podemos esquecer que a lei ainda obriga que as empresas com mais de 10 funcionários controlem a jornada de trabalho, seja ela presencial, remota ou flexível.

O ideal é que o registro de ponto seja feito normalmente, e da forma mais adequada para o seu negócio, deixando para traz a necessidade do colaborador estar presente nas dependências da empresa para “bater o ponto” diariamente, no mesmo horário.

Implementar a jornada de trabalho flexível é a prova que romper paradigmas pode ser benéfico para o seu negócio, vejamos alguns benefícios inerentes a essa prática:

  • aumento da concentração de sua equipe, o que contribui para a entrega de resultados e o sucesso da organização;
  • aumento da eficiência, cerca de 30% dos trabalhadores[1] realizam mais quando estão trabalhando em home office;
  • redução de custos de infraestrutura da empresa;
  • Diminuição de problemas relacionados a atrasos, ausências, entre outras questões características dos horários e locais rígidos de trabalho;
  • Maior poder de decisão profissional, transparência e comprometimento junto à empresa, por meio de uma verdadeira relação de parceria entre colaboradores e empregadores.

Viu como o seu negócio pode alavancar com a adoção dessa jornada?

Mas lembre-se, implementar a jornada flexível muitas vezes pode exigir mudanças profundas dentro das empresas. Por isso, é importante que tudo seja feito com cautela e sob alguns cuidados especiais, tem dúvidas? Nos chame no WhatsApp ou agenda uma reunião com a nossa equipe de especialistas.

 

[1] https://www.cosocloud.com/press-releases/coso-survey-shows-working-remotely-benefits-employers-and-employees

Voltar

Leia Também

Cadastre-se em nossa newsletter para receber novas publicações em primeira mão